Quem tem empresa sabe como as demandas de hoje não são as mesmas de, digamos, dois anos atrás. Nesse cenário de mudanças tão repentinas, uma das poucas certezas é a de que um negócio precisa se adaptar para sobreviver. No que diz respeito à tecnologia, isso inclui buscar mais agilidade na TI.
Trata-se de um desafio e tanto. Afinal, equipamentos legados e softwares caros nem sempre acompanham a evolução do mercado. Na verdade, essa estrutura tecnológica pode até ficar “paquidérmica”, desperdiçando recursos e freando a produtividade das equipes.
Como garantir mais agilidade na TI de sua empresa
Pensando nessas questões, o site gringo CIO conversou com diversos líderes de TI para saber como eles tentam manter sua área mais ágil. Abaixo, pinçamos alguns destaques. Acompanhe:
1. Tenha prioridades claras
Ao desenvolver um projeto de TI para a companhia, você deve ter uma visão bem nítida do que espera: unificar a experiência do consumidor em todos os canais? Modernizar o sistema interno para funcionamento na nuvem? Padronizar os processos de coleta e armazenamento de dados?
Dito assim, pode parecer óbvio. Porém, o fato é que muita gente vê as soluções tecnológicas como caminhos mágicos para resolver qualquer problema – o que está bem longe da realidade. Lembre-se: sem saber direito quais são os resultados almejados, fica difícil identificar o produto ou serviço que os proporcionará.
2. Pense um passo adiante
Softwares recebem updates o tempo todo. Já hardwares podem ficar obsoletos em poucos anos. Além disso, as invasões cibernéticas estão cada vez mais avançadas e capazes, inclusive, de driblar a tecnologia existente.
Portanto, os profissionais de TI vêm usando o conceito de ciber-resiliência. Isso significa antecipar-se a desafios de segurança que talvez nem existam ainda.
Outra dica é migrar a infraestrutura para a nuvem, usando plataformas como GreenLake e Aruba Central. Assim, você pode obter o serviço conforme a demanda. Se a carga de trabalho aumentar ou diminuir inesperadamente, basta ajustar o pacote contratado, sem necessidade de substituir equipamentos nem de estourar o orçamento por causa de um data center físico.
3. Automatize para descomplicar
Um dos trunfos da tecnologia é o potencial para automatizar tarefas repetitivas. Dessa forma, os colaboradores ficam livres para dedicar mais tempo e energia a atividades estratégicas, que exijam criatividade.
Vale lembrar que muitos sistemas corporativos contam com Inteligência Artificial para compilar dados, analisar cenários e sugerir melhorias nos processos. Isso sem falar de Internet das Coisas, veículos autônomos e outras estratégias de automatização nas empresas, como já comentamos aqui no blog.
4. Livre-se da parafernália
Por outro lado, a quantidade de dispositivos eletrônicos no escritório pode complicar as coisas. De repente, são tantos equipamentos atuando em conjunto que a infraestrutura de TI fica complexa demais – e mais suscetível a falhas.
Bem mais prático assim, hein? Garantimos que, com as soluções certas, sua equipe poupa o recurso mais precioso de todos: o tempo.
Quer conhecer outros produtos e serviços que podem trazer agilidade à TI de sua empresa? Então fale com nossa equipe. Nossos técnicos encontrarão as opções mais adequadas à sua necessidade, e com valores que cabem no seu orçamento. Aproveite!